Decoração

Decorando ambientes pequenos com criatividade!

Dicas de decoração para você criar um ambiente agradável e moderno em pequenos espaços.

Grade Revista 15.qxd
Quem mora em apartamento com pouco espaço, ou até mesmo em uma casa com cômodos menores, pode ainda assim ter um ambiente com uma decoração criativa e bastante requinte. O espaço pode até ser restrito, mas a criatividade não. Além disso, planejando bem a posição dos móveis e os elementos de decoração, o local, além de ficar criativo, pode também ficar bastante confortável, mesmo que seja pequeno.

Quando a intenção é efetuar a decoração de uma sala pequena, o conceito da disposição dos elementos deve ser baseado na ideia do minimalismo, em que o importante é que “menos é mais”. Nesse caso, o que vale mesmo é dar atenção especialmente para a disposição dos objetos que são básicos, tais como os sofás, mesa de centro, e os eletrônicos, tais como a TV, o home theater, entre outros.

 

Sala Comum_Zona de Estar: Salas de estar modernas por Traço Magenta - Design de Interiores

Pequenos espaços, diferentes estilos

O estilo de decoração é algo essencial para a decoração, mesmo para a decoração dos ambientes de espaço reduzido. Afinal, é o estilo que vai trazer mais personalidade para a sua sala. Além disso, até mesmo a cor predominante e a disposição dos móveis e objetos, caso sejam bem planejadas, podem conferir para a sala pequena até mesmo a sensação de um espaço maior e aconchegante.

Quando o assunto é localização do home theater, por exemplo, é importante manter a TV em um espaço que não pegue a luz do sol na tela, uma vez que a claridade dificulta a visualização de determinadas cenas de filmes e programas. Além disso, é válido deixar as caixas de som nas extremidades da sala, pois dessa maneira elas proporcionam uma melhor acústica.

Quanto a estilo de decoração como um todo, uma das alternativas, para quem tem gostos mais tradicionais, é investir no estilo contemporâneo. Nesse estilo, as cores são mais clean e discretas, com predominância dos elementos brancos, dando a impressão de que o ambiente possui mais espaço.

Falando em cores, no caso de salas pequenas, é recomendado mesmo fazer uso das cores mais leves, uma vez que os tons mais escuros e cinzas deixam o ambiente mais “apertado” e carregado. No caso da cor das paredes, se você considerar o branco uma cor muito comum, pode então optar por tons mais claros, tais como o bege, o azul fraco, entre outros.

Por outro lado, muitas pessoas preferem jogar com cores diferenciadas mesmo em um ambiente pequeno. Não tem problema, as cores bem vivas e bem quentes podem estar presentes em alguns detalhes dos móveis e também em outros elementos, tais como almofadas, luminárias e vasos. É possível deixar sim um espaço limitado, mas com cores que chamam a atenção e denotam bastante requinte e elegância.

03

A escolha dos móveis

Em uma sala de tamanho reduzido, é importante pensar também no tamanho dos móveis a serem colocados. Nesse caso, é relevante ver a proporção que cada móvel tem em relação ao espaço. Móveis grandes em locais apertados dificultam a circulação das pessoas, nesse caso, vale pensar, por exemplo, em um painel de TV, que substitui o tradicional rack. Os móveis multifuncionais também são uma alternativa válida para espaços pequenos, visto que eles não tomam conta do ambiente.

Outro detalhe importante na sala é o sofá. Para salas pequenas, vale o sofá liso, com dois lugares e sem braços, pois não ocupa espaço e cabe perfeitamente no cenário.

Portanto, quando for decorar um espaço pequeno, fique atento para as cores e o tamanho dos móveis, pois levando em consideração esses elementos, você pode arranjar um ambiente criativo e confortável.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *