Dicas

Dicas para quem quer comprar um terreno

Se você está pensando em adquirir aquele tão sonhado terreno, vale a pena conferir algumas dicas antes de fechar o negócio:

Árvores: cuidado!

Um detalhe muito importante no momento da compra de um terreno ou quando vamos construir, é verificar a existência de árvores sobre ele. Se não observarmos a devida legislação, isso poderá gerar um grande transtorno. Não podemos simplesmente cortá-las, existem regras claras e preestabelecidas que devem ser respeitadas. Essas leis seguem um determinado padrão, com base na espécie, no tamanho, na idade de cada árvore e no risco que está causando. Normalmente é elaborado um laudo da vegetação existente, onde todas são mapeadas, e com base nesse levantamento, mais o projeto da construção, consegue-se a autorização para o corte.

terreno

Quando árvores são derrubadas sem a devida aprovação, deve-se ter a consciência de que é um procedimento ilegal, e existe o risco de uma pesada multa, que varia conforme a ocasião, em casos mais graves pode levar o responsável à prisão.

Para conseguir uma orientação mais precisa, devemos buscar informações junto à prefeitura municipal, ou procurar uma empresa de consultoria ambiental, que dará o suporte correto e necessário para cada caso. Evitando assim, qualquer tipo de contratempo.

Plano Diretor: consulte!

Antes da aquisição do sonhado terreno, devemos ter em mente qual será o objetivo dessa compra. Seria um simples investimento, a construção de uma casa para moradia, um prédio com apartamentos e salas comerciais, não importa. Em todos esses casos não podemos deixar de fazer uma consulta no Plano Diretor da cidade.

Ele determina e regulamenta as normas, dando o planejamento adequado para o município ter um desenvolvimento responsável e eficaz. Por esse motivo, o Plano Diretor é específico e diferenciado para cada rua ou bairro da cidade. Isso determinará um progresso harmonioso e consciente, com base no zoneamento preestabelecido.

 

02

 

Entre outros atributos, o Plano Diretor rege como devemos proceder no momento em que vamos realizar alguma construção. São regras simples, como: taxa de ocupação do solo, índice construtivo, recuos e taxa de permeabilidade do solo, entre outros, que devem ser integralmente respeitadas.

Essas orientações conseguiremos diretamente na prefeitura municipal ou com profissionais no ramo de construção: arquitetos, engenheiros, topógrafos e também alguns corretores tem um bom domínio sobre o assunto. Essa pesquisa é simples, mas de grande importância.

 

Em resumo, esses dois pontos são os mais importantes para se avaliar antes da compra de um terreno. Observe-os para evitar dores de cabeça no futuro.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *