Dicas

Truques geniais para organizar cozinhas pequenas

Veja como você pode organizar sua cozinha aproveitando melhor os espaços.

Organizar a cozinha não é uma tarefa fácil, imagine então organizar uma cozinha pequena! Nada parece caber: as pilhas de tupperware, o jogo de panelas, os inúmeros utensílios, copos e xícaras que você não sabe como e onde guardar.

Se sua cozinha está de pernas para o ar, é hora de dar um chega-pra-lá na bagunça e começar a repensar o seu espaço.

Separamos abaixo alguns truques que otimizam o ambiente e também evitam que a bagunça volte a ser o vilão da casa. Confira abaixo três soluções para organizar a cozinha pequena e tornar sua rotina de refeições mais eficiente e prazerosa.

Como organizar a cozinha pequena com armários

(Imagem/reprodução: 01 / 02)

A dica de ouro para organizar a cozinha pequena é otimizar os espaços.

Com a correria do dia a dia é comum que pratos, copos e xícaras sejam empilhados nas prateleiras sem qualquer preocupação. Além de deixar o local uma verdadeira bagunça, é bem provável que com o tempo os utensílios sejam danificados ou ofereçam riscos de acidentes. Sendo assim, manter tudo organizado se torna quase uma obrigação.

Você pode começar a organização aproveitando os espaços verticais dos armários utilizando suportes de aramado para copos e pratos (como estes da imagem). É super fácil encontrá-los em lojas de utensílios domésticos. Aí é só definir aquele que combina com seu espaço e decoração.

Outra dica bacana é usar ganchos na parte de baixo das prateleiras para pendurar o jogo de xícaras. Prático, não é? E, dá um clima charmoso, principalmente se o seu armário tiver portas de vidro.

Detalhe: copos e taças ficam melhor guardados em fileiras, nunca empilhados, ok?

O gabinete abaixo da pia é a opção ideal para guardar as panelas. Forre a prateleira com plástico adesivo para proteger a madeira e coloque uma panela por cima da outra. Use as portas para instalar ganchos e guardar as tampas.

Para organizar direitinho o seu armário, tente separar os itens por cor e tamanho. Não se esqueça de colocar aqueles que você mais usa sempre à mão.

Como organizar a cozinha pequena com prateleiras

(Imagem/reprodução: 03 / 04)

Sabemos que nem sempre é possível investir em móveis planejados na cozinha, por isso as prateleiras são uma ótima alternativa para criar arranjos.

Porém, não adianta deixar a bagunça à vista, não é mesmo? Ao optar por utilizar prateleiras a obrigação em deixar tudo organizado é duas vezes maior.

Nesse sentido, você pode aproveitar os espaços menos prováveis para instalação como o cantinho entre o vão da porta e a geladeira. Nele, você pode guardar os eletrodomésticos e panelas maiores.

O espaço em cima da bancada da pia e do fogão, podem servir para guardar louças e panelas mais delicadas, por exemplo.

Mas, se a ideia é armazenar mantimentos, colocá-los em potes e cestos é uma boa maneira de setorizar os espaços. Como você pode ver na imagem, os alimentos foram distribuídos de modo que ficassem visualmente bem acolhidos de acordo com o tipo e tamanho de cada um.

Nesse caso, lembre-se de colocar o prazo de validade em cada pote.

Se tiver crianças em casa, evite deixar as prateleiras muito baixas. Principalmente se tiver produtos de limpeza ou remédios por lá.

Quer uma dica para fazer a sua própria prateleira? Invista em pranchas de madeira e mãos francesa. Dessa forma, você consegue personalizar o espaço do jeitinho que precisar.

Como organizar a cozinha pequena com suportes

(Imagem/reprodução: 05 / 06)

Os suportes são grandes aliados para compor a falta de espaço nas cozinhas pequenas. Além de deixar os utensílios à vista, ajudam a incrementar a decoração.

Para escolher o lugar de cada uma das coisas, é importante pensar de quais maneiras elas serão usadas no dia a dia da família: você utiliza a mesma frigideira para frituras? Não abre mão daquela faca especial para cortar legumes? Então deixe-as à mão.

Nos pegboards, por exemplo, você pode pendurar desde peças menores como colheres de pau até escorredores, tábuas e panelas.

Para ter o efeito organizado como na imagem, planeje a altura dos ganchos conforme o tamanho dos itens. Tente manter um espaço razoável para ficar harmonioso.

Se você gosta de se aventurar no estilo “faça-você-mesmo”, a ideia com potes de vidro reaproveitados é ideal para pendurar talheres na cozinha. Use barras de inox com ganchos para dispor facas e garfos próximos a mesa. Dessa maneira, você abre espaço nas gavetas para utensílios mais volumosos. Vale a pena, não acha?

Tanto o pegboard quanto os potes de vidros podem ser combinados com as cores da sua cozinha. Escolha aquela que cai bem na sua decoração e abusa da criatividade e bom gosto.

Gostou das dicas? Então tire o dia para organizar sua cozinha pequena seguindo nossas dicas. Depois nos conte como ficou.

Nos vemos no próximo artigo!

Imóveis na Serra Gaúcha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *