Dicas, Mercado Imobiliário, Serra Gaúcha

COMPRE O SEU TERRENO RESIDENCIAL COM SEGURANÇA

Muitos sonham com a compra de um terreno para construir a sua morada! Mas é preciso ter cuidados para não transformar esse sonho em pesadelo. A Certa Imóveis te ajudará com boas dicas:

 

  1. Estude suas necessidades

Antes de tudo, planejamento. Analise o que procuras. Pense no que queres construir: tamanho da casa, quantidade de dormitórios, se quer jardim pequeno ou grande. Pense no tamanho prefeito de um terreno, sua topografia, sua incidência solar. Depois analise os locais: se prefere um lugar mais silencioso, mais arborizado, mais agitado. Veja também se prefere bairro aberto ou condomínio fechado.

 

  1. Visite as opções de terrenos a venda

Nunca compre um terreno sem conhecê-lo pessoalmente. Vá visita-lo e verifique inclinações, vizinhança. Dê preferência para vê-lo limpo, roçado.

Atenção à existência de água no terreno: vertentes, arroios, cursos dágua. A legislação exige o afastamento destes elementos na hora de construir.

 

  1. Veja a infraestrutura do bairro

O bairro onde o terreno está localizado possui rede de esgoto e de água pluvial, energia elétrica, pavimentação, telefonia, internet? Analise de acordo com suas necessidades!

 

  1. Fique de olho nas leis de ocupação de solo e zoneamento da região

As cidades possuem um Plano Diretor onde as localidades são divididas em zonas. Existem as zonas residenciais, mistas, industriais. Confira onde seu lote se enquadra.

No Plano Diretor estará o índice/percentual que orienta o máximo de área construída que poderá ser edificada. O mesmo ocorre com a ocupação do solo: ele dirá o quanto pode ser ocupado como base estrutural no solo do seu terreno, assim como os recuos que devem ser respeitados.

Procure e conheça o Plano Diretor da cidade!

 

  1. Cuidado com a documentação

Faça a intermediação da compra com um Corretor habilitado pelo CRECI. Ele levantará a documentação do Cartório de Registros de Imóveis e verificará a situação de dívidas, pendências e gravames.

Ele também verificará situações referentes ao IPTU.

 

Siga esses passos e sua compra será cheia de boas lembranças!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *