Dicas, Mercado Imobiliário

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA DE COMPRA DE IMÓVEIS

Chegou novamente o momento de declaração do Imposto de Renda!

Mas você sabe como declarar a compra de imóveis , sejam eles já quitados ou financiados?

Siga preciosas dicas extraídas do https://www.contabeis.com.br/noticias/42338/irpf-2020-como-declarar-compra-de-imoveis-financiado-ou-quitado  e evite dores de cabeça com o “Leão”:

Como declarar Imóvel quitado?

O valor a ser declarado deve ser aquele que o contribuinte pagou pelo imóvel- até o dia 31 de dezembro de 2019- incluindo o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), se for o caso, assim como os juros do financiamento e a taxa de corretagem paga.

Deve-se declarar o imóvel sempre pelo seu valor de aquisição, sem atualizar o preço por eventuais valorizações ou desvalorizações de mercado. Somente no caso de realização de benfeitorias o preço do imóvel pode ser alterado. Contudo, se forem realizadas reformas é possível acrescentar os gastos ao valor do imóvel, desde que eles possam ser comprovados.

Essa documentação pode ser, por exemplo, notas fiscais para pessoas jurídicas e recibos para pessoas físicas.

Essas despesas devem ser informadas na declaração referente ao ano em que foram realizadas. Caso o contribuinte tenha se esquecido de declará-las no ano correspondente, elas devem ser acrescentadas na declaração daquele ano por meio de uma declaração retificadora. Esses dados não podem ser inseridos na declaração posterior, por exemplo.

 

Como declarar imóvel financiado?

O valor declarado deve ser apenas o que contribuinte efetivamente pagou pelo imóvel até o dia 31 de dezembro de 2019, incluindo, dentre outras possibilidades legalmente admitidas. O próprio banco fornece um resumo com saldo devedor e saldo pago pelo mutuário em 31/12/2019. O saldo devedor deve ser declarado no campo Dívidas e Ônus Reais, e o saldo pago no campo Pagamentos Efetuados, assim como em Bens e Direitos informando o valor pago e descrição do imóvel. Podem ser incluídas também as seguintes informações: em qual banco foi feito o financiamento, quantas parcelas já foram pagas e quantas restam a pagar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *