Mercado Imobiliário

Por que investir em Aluguel por Temporada é a forma de obter maior retorno com o seu imóvel?

Faça as contas e obtenha excelentes ganhos com este tipo de investimento em Gramado e Canela.

Aluguel por temporada oferece a segurança de um investimento imobiliário, ótima rentabilidade, além da valorização do seu patrimônio.

Se você planeja comprar um imóvel para ter como investimento, aliar a valorização natural que um imóvel em uma região turística como Gramado ou Canela obtém, ao rendimento de um aluguel mensal, sempre foi considerado uma boa opção de investimento. Esta realmente é uma boa opção para diversificar seus investimentos, salvo se você tiver um bom conhecimento em renda variável no mercado financeiro. Mas existe uma opção melhor que o aluguel fixo, o aluguel por temporada, que pode lhe render até 5x mais! Como assim?

Vimos nos últimos anos, um crescimento exponencial na oferta de imóveis para aluguel por temporada em Canela e Gramado, algo que era bastante comum apenas em cidades litorâneas. Mas veja porquê:

Crescimento de visitantes

Gramado é um dos destinos mais visitados do país, segundo colocado no ranking Traveller’s Choice de 2016 pelo TripAdvisor, tendo o Natal Luz como a principal atração turística da região, com diversos espetáculos que ocorrem semanalmente durante os quase 3 meses de evento. E este ano, a organização estima um público de mais de 270 mil pessoas, e até agora já foram vendidos 182 mil ingressos, um sucesso total que vai contra a recessão econômica que atinge os demais eventos em todo o país.

natal luz de gramado

Alugar um imóvel é mais barato do que se hospedar em um hotel

Muitas famílias vêm passar suas férias na Serra Gaúcha, e se hospedar em um hotel pode ser considerado algo de luxo, em tempos de crise financeira generalizada no Brasil. Para não deixar de sair de férias, cada vez mais, as famílias vêm aderindo ao aluguel por temporada, por ser uma opção mais barata, principalmente para grupos de mais de 2 pessoas.

Um hotel categoria 3 estrelas em Gramado, tem diária média de R$ 1.000,00 para quatro pessoas em dezembro, enquanto é possível alugar um apartamento de 2 dormitórios por R$ 500,00 no mesmo período. São propostas diferentes, quem está acostumado a se hospedar em hotel muitas vezes não troca a comodidade do serviço de quarto, café da manhã para alugar um apartamento. Mesmo assim, o crescimento desta demanda só demonstra que este é um bom investimento.

Um pesquisa realizada pelo Mercado Livre Classificados e pelo painel de pesquisas Oh! Panel revelou que, no período de 2012 a 2014, o número de buscas on-line por aluguel de temporada aumentou em 70%.

Porém, para você disponibilizar um imóvel para aluguel de temporada são necessários alguns investimentos iniciais, diferente do aluguel fixo, onde você pode disponibilizar o imóvel sem nenhuma mobília. É importante você considerar estes custos, pois quem aluga este tipo de imóvel, não abre mão de um ar-condicionado, tv por assinatura, internet, sem falar nos móveis e eletrodomésticos. A vantagem é que você já deixa seu apartamento pronto para quando você quiser desfrutar.

 

04

Mas trocar o certo pelo duvidoso?

Um aluguel mensal é um dinheiro fixo, todo mês pinga na sua conta sem você se preocupar com muita coisa. Mas veja nosso comparativo de rendimento entre aluguel anual e de temporada para um apartamento de 50 metros quadrados em Gramado.

aluguel por temporada x aluguel fixo

Como calcular a taxa de ocupação?

A taxa de ocupação vai variar de acordo com dois fatores principais, a localização do imóvel e o volume de turistas nesta localização durante o ano. Em destinos de grande procura como Rio de Janeiro ou Gramado, a taxa de ocupação é sempre alta, em torno de 70%, pois são destinos procurados o ano inteiro. Se você adquirir um imóvel em uma região de turismo sazonal, onde a procura acontece mais em temporadas, como no litoral por exemplo, a taxa de ocupação será bem menor, e o seu foco deve ser nas épocas de maior procura, deixando o imóvel para você utilizar nos outros períodos do ano.

Como distribuir o valor da diária durante o ano?

Isso depende também da localização do seu imóvel, mas de qualquer forma, os valores vão sempre aumentar nas épocas de final de ano e feriados. Em Gramado e Canela, o turismo é forte o ano inteiro, e temos o inverno com uma época de alta temporada também. Nestes casos, vale sempre a lei da oferta e da procura, e a dica é, acompanhar o mercado, fazendo um preço médio de acordo com as acomodações do mesmo nível que a que você está oferecendo.

O aluguel por temporada é uma modalidade que tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, sites como AlugueTemporada e Airbnb foram os pioneiros em oferecer este tipo de serviço pela internet, mas hoje, já existem muitos canais como o Oasis que oferece uma seleção de imóveis para temporada no mundo todo com serviços de hotel.

Comente abaixo e nos diga o que você acha sobre este texto?

4 Comments

    1. Oi Marcos, nós calculamos com base nos valores de mercado da época. No caso, 50 mil de entrada e o saldo via financiamento.
      O IPTU no Centro de Gramado para este tipo de imóvel fica nessa faixa ou até mais. Canela é um pouco abaixo, pois os imóveis também são um pouco mais baratos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *