Um dos maiores contratempos enfrentados por nós corretores, no momento que estamos efetivando uma venda, é quando surge alguma pendência relacionada ao imóvel que está sendo negociado. Isso pode gerar um grande transtorno, inclusive ocorrendo a desistência do negócio por parte do comprador. Em alguns casos, o proprietário não está ciente sobre alguma eventual irregularidade que o imóvel apresenta, isso por falta de conhecimento. Mas na maioria das vezes, sabem e protelam sua regularização, normalmente por motivos financeiros.
Construir ou aumentar a área construída sem projeto, não solicitar o habite-se, deixar de fazer algum tipo de averbação junto ao registro de imóveis e não fazer o inventário do imóvel quando necessário, são as omissões mais decorrentes.
O ideal é manter a documentação sempre regularizada, e o pagamento em dia de todos os tributos relacionados ao imóvel, sendo o IPTU e a contribuição de melhoria os principais encargos.
Estando totalmente isento de qualquer pendência, o imóvel ganha uma maior credibilidade e agilidade no momento da venda. Viabilizando assim, sempre uma melhor negociação.